Blumenau -SC


Santa Catarina é um Estado de extrema beleza. Isso não resta dúvida.  Porém também é de extrema beleza diversificada. Há praias, dunas, lagoas, florestas, cânions, cachoeiras, ilhas, campos vales, montanhas, serras, arquitetura europeia, frio, geadas e até neve.

O Estado é dividido turisticamente em vários roteiros e quando estivemos em Balneário Camboriú, tiramos um dia para conhecer o Circuito Vale Europeu.

O Vale Europeu é uma região em Santa Catarina que foi colonizada por imigrantes europeus, especialmente alemães e que tem como principal ponto turístico a cidade de Blumenau.

Praça Hercílio Luz

Em toda a região pode-se avistar as casas em estilo alpino e enxaimel. Saindo de Balneário, passamos por Brusque e Gaspar, que valem a parada pela arquitetura local, e entre las Ilhota (cidade da moda praia e íntima). PS: Na estrada mesmo você já irá avistar várias lojas e é fundamental que pare e compre mesmo (vale muito a pena. A malha da moda praia é ótima, as roupas íntimas também – masculinas e femininas) e os preços são excelentes.

Estilo Enxaimel

Chegando a Blumenau não há como não se encantar. Tudo lindo, limpo, bem sinalizado, e cheio de pessoas educadas e atenciosas para te dar qualquer informação.  Começamos pelo Museu da Cerveja (aberto de segunda a sexta das 09h às 18h; domingos e feriados: 10h às 17h) que fica na belíssima Praça Hercílio Luz.

Museu da Cerveja

 A entrada no museu é gratuita e lá você poderá conhecer vários equipamentos utilizados na fabricação de cerveja, fotografias, objetos e assistir a um filme que conta toda a história da produção da cerveja.  Há também o Museu da Família Colonial (bem perto do dá cerveja). Infelizmente estava fechado quando fomos.

Avenida Beira-Rio

De todo modo, quase tudo gira em torno da Rua XV de Novembro e se tiver pique faça caminhando, apreciando a arquitetura, o verde, os jardins… (A prefeitura é linda!!!) siga até ela pelo Avenida Beira-Rio que também garante uma bela paisagem, tendo a Ponte Aldo Pereira de Andrade de fundo ou a Ponte dos Arcos.

Na região há muitas cervejarias abertas ao público para visitação (Brusque, Joinville,Cervejaria Lontras, Pomedore, e a de Gaspar – Das Bier, uma das mais comentadas). Em Blumenau há três: Cervejaria Bierland; EisenBahn e a Wunder Bier. (Dica: não vá ao domingo, pois não há visitação neste dia).

Além das cervejarias, outro ponto que não pode deixar de ser visitado é a Vila Germânica, onde acontece a Oktoberfest e na época do verão em que estávamos acontece a Sommerfest. O local é cheio de lojinhas, tem uma réplica de uma vila alemã em miniatura e vários restaurantes e choperias.

Vila Germânica

Se tiver mais tempo na cidade, visite: Centro Cultural da Vila Itoupava, um espaço de preservação da antiga cervejaria Feldmann, uma das precursoras no Brasil.

Esse post foi publicado em Blumenau -SC e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Blumenau -SC

  1. Anna-Maria Wienold disse:

    Hi,
    ich suche Kontakt zu noch deutsch sprechenden Einwohnern.
    Liebe Grüße

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s