Balneário Camboriú -SC


Decidimos mais uma vez ir para o sul. Dessa vez Santa Catarina e mais especificamente Balneário Camboriú por conta de amigos e de questões profissionais. Fizemos a compra do nosso pacote via decolar.com (e como havíamos decidido ir muito de última hora, foi o melhor pacote que encontramos. E desde já, fica a DICA: Se quiser ir em janeiro para Santa Catarina, o quanto antes se programar melhor).

De antemão já aviso: Balneário é uma cidade ENCANTADORA! Se permitirem a comparação, é um Rio de Janeiro de menor proporção. É pequena, mas linda em todos os sentidos. Parece que foi planejada … Tem praias, morros, teleférico (bondinho), muito verde junto a cidade, uma noite agitada, parques, mirantes,gente bonita e até um Cristo. Vale a pena!

Balneário Camboriú

Ficamos 04 dias e segue aí nosso roteiro:

1º dia

Chegamos em Balneário Camboriú  no dia 09 de janeiro de 2013 por volta das 20h30min. Para ir até lá, alugamos um carro no aeroporto de Florianópolis pela empresa Inova- www.alugueinova.com.br– recomendadíssima! Saímos de lá com facilidade para chegar a Balneário já que Florianópolis é muito bem sinalizada, limpa e com pessoas muiiiitttoooo atenciosas e prestativas. Uma curiosidade é que a cidade possui uma parte com ruas nomeadas por números o que facilita, e muito, a nossa localização..

A distância é de cerca de 1 hora (85km), em pista dupla muito bem conservada com apenas um pedágio de (R$1,50).  Como viajamos meio noitinha (isso mesmo, noitinha, pois com horário de verão e tudo mais, ainda se via algo), conseguimos observar os vários trechos de praia que acompanham a BR. 2ª DICA: viaje de diaaaa, pois dá vontade de parar em todo lugar e fazer altas fotos.

Para entrar na cidade há quatro entradas (identificadas por primeira entrada, segunda entrada e assim vai). Como o hotel que foi incluso no pacote fica na rua 4000, pegamos a quarta entrada que dá acesso as ruas a partir de 3700.

O hotel que ficamos chama-se Barra Sul Hotel, no bairro de mesmo nome, Barra Sul, que considero a melhor localização para se ficar em Balneário.  Localiza-se a 50metros da praia, tem piscina, sauna e um café da manhã excelente. As acomodações são simples, mas confortáveis e o estacionamento é privativo.  Tivemos apenas um pequeno contratempo quando chegamos ao hotel Barra Sul, pois havia ocorrido um overbokking, e não haviam quartos disponíveis para aquela noite.

Contudo, a gerente já havia organizado tudo (providenciou outro hotel na rua perpendicular, de mesma categoria para uma noite. E nos outros dias, em que voltamos para o Barra Sul ela deixou o estacionamento gratuito pelo tempo da hospedagem e nos deu duas diárias acaso quiséssemos ficar a mais ou em outro período). Enfim, não posso reclamar, pois foi muito atenciosa e resolutiva.

Enfim, deixando as coisas no hotel resolvemos iniciar nosso passeio. Como já era 21h o

Cristo Luz

Cristo Luz

único local turístico que dava para visitar era o Complexo Cristo Luz que nessa época fica aberto até meia noite. Ele fica localizado em um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú, a 150 metros de altura e possui 33 metros de altura, 22 metros de largura, 528 toneladas. Foi esculpido de forma artesanal em argamassa e construído em ferro, aço e cimento.

Você paga 20,00 reais para entrar e dentro, além do Cristo, há um belo mirante da cidade e uma praça da alimentação gigante com um excelente restaurante e música ao vivo (quando fomos estava havendo uma grande festa anos 60).A grande diferença desse Cristo é que ele não está de braços abertos abençoando a cidade como o do Rio de Janeiro. No braço esquerdo desse Cristo esquerdo há canhão de luz que segundo as pessoas da cidade, orientam os pescadores.

Além disso, o Cristo muda de cor constantemente. São sete cores diferentes.

Complexo Cristo Luz

Complexo Cristo Luz

Vale a visita. O lugar é muito animado e a vista da cidade a noite ,é lindaaaaa!

 2º dia

Praia Central

Praia Central

Por volta de 08h da manhã fomos caminhando pela praia central até a região do Molhe Barra Sul, um quebra-mar que avança 452 metros dentro do mar. O lugar é muito lindooo e rende boas fotos (de dia e de noite, quando está iluminado). De lá pegamos o bondinho (que fica em frente ao Molhe Barra Sul e abre as 09h e que considero o melhor horário, pois está bem vazio) na Estação Barra Sul para visitarmos o Parque Unipraias e a Praia das laranjeiras.

Molhe Barra Sul

Molhe Barra Sul

Você também pode fazer essa travessia de barco. Logo atrás da estação Barra Sul há um pier onde ficam ancorados os famosos “Barcos Piratas” que fazem a travessia. E também as inúmeras lanchas da Marina Tedesco. (Não se pode esquecer que você estará em uma cidade de alto poder aquisitivo. Para se ter uma noção a propaganda de apartamentos na cidade é com garagem para carros e para lanchas).

Pier para Barco dos Piratas

Pier para Barco dos Piratas

Enfim, voltando a realidade…. O passeio no bondinho te oferece uma vista incrível da cidade. O passeio de ida e volta com direito a parada na estação mata atlântica onde tem o parque é R$ 40,00 por pessoa.

Bondinho

Bondinho

O Parque Unipraias fica no alto do Morro da Aguada e possui um parque ambiental  com

Praia Unipraias

Praia Unipraias

trilhas ecológicas, mirantes, oratório, casa do chocolate, lojinhas, uma boa infraestrutura de banheiro e lanchonetes e alguns divertimentos, como o circuito de arvorismo, trenó da montanha (youhooo!) e uma tirolesa (zip rider) de 750 metros e altura de 240 metros.

É uma delícia.

O clima lá em cima é bem gostoso, principalmente à tarde, após um bom dia de praia.

Vista para a Praia das Laranjeiras do Parque Unipraias

Vista para a Praia das Laranjeiras do Parque Unipraias

Depois é só pegar o bondinho de novo e descer até a estação laranjeiras, na praia das laranjeiras. Um pequeno trecho de areia, mas com águas calmas e cristalinas. (Se você não gosta de agitação tem que ir cedo, como fomos. Por volta de 11h começa a lotar e você nem consegue ver mais areia de tanta gente.

Porém além da praia, a região tem uma grande quantidade de restaurantes (onde almoçamos) e muitas lojinhas para levar  souvenir.

Praia das Laranjeiras

Praia das Laranjeiras

Depois, só pegar o Bondinho de novo. Ao descer na Estação Barra Sul de novo, em vez de voltar pela praia central caminhando (afinal, na hora que voltamos estava lotada de gente), pegamos o famoso Bondindinho (uns trenzinhos infantis que percorrem toda a extensão da avenida e também de outra famosa rua, a Avenida Brasil) e que mesmo andando a 20 km/hora, são legais para curtir a orla. Porém, vale a pena também ficar na calçada da Avenida Atlântica, em seus banquinhos, olhando o mar e curtindo o descanso e a tranquilidade.

Bondindinho

Bondindinho

Chegando no hotel, pegamos o carro para conhecer as praias que ficam após a praia das laranjeiras para curtir o restante do dia.  Para visitar essas praias é só pegar a BR-101 no sentido de quem está indo para Florianópolis, percorrer cerca de 3,5km e depois pegar o viaduto que dá acesso a rodovia Interpraias e seguir as placas. A estrada é panorâmica e tem 14 km de extensão, com uma vista belíssima de 5 praias agrestes (Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleirinho e Estaleiro).

Praia Taquaras

Praia Taquaras

É importante ir devagar, parando nos vários mirantes e curtindo as praias, ao meu ver, principalmente Estaleirinho e Estaleiro que, embora sejam bem fortes, tem bem menos gente, e uma extensa faixa de areia. Aliás, há  vários hotéis e também é um ótimo lugar para se hospedar.

Estaleirinho

Estaleirinho

A noite fomos passear pela Avenida Brasil (que nessa época também fica aberta até a meia-noite) e fazer muitas compras, afinal há muitas lojas legais e os preços me pareceram convidativos.

Estaleiro

Estaleiro

3º dia

Fomos para o Beto Carrero World que, 3ª DICA (a melhor coisa a fazer é comprar seu ingresso via internet e também de todos os shows que você quiser assistir, pois já economiza em uma fila). Eu e Ricardo adoramos parque e não podíamos perder essa oportunidade, afinal fica distante apenas 40 km, no município de Penha.

4ª DICA: Se você não fizer questão de assistir ao show de carros (Extreme Shows) que inicia às 14hs, aproveite esse horário para curtir as montanhas-russas e a torre do terror. É que nesse horário as filas diminuem consideravelmente. A mesma dica fica para o passeio de trem que percorre uma bela área do parque (para crianças), como há horários definidos, tenta pegar o primeiro trem.

Se sobrar folêgo ao final de um dia inteiro de diversão e embaixo de sol a pino (diga-se de passagem) vale a pena ficar na cidade e jantar no Restaurante Pirão D´Água considerado o local de melhor comida açoriana do Brasil.

 4º dia

 No quarto dia nossa ideia foi a de percorrer de carro o circuito Vale Europeu que envolve algumas cidades que foram colonizadas por imigrantes europeus, principalmente alemães e preservam a arquitetura enxaimel. Ver post: Blumenau-SC.

À noite (19h e, portanto ainda claro) fomos conhecer as praias: Brava, dos Amores e do Buraco que ficam no caminho de volta e jantamos na Casa da Lagosta (onde comemos muito camarão) na Avenida Atlântica.

Praia Central

Praia Central

Aliás, passear na Avenida Atlântica à noite também é um luxo. A praia é muito iluminada, a maré tá baixinha e as pessoas ficam conversando em cadeiras de praia, jogando voley, frescobol, futebol de areia ou conversando, tomando cerveja…. Além disso, muitos bares, boates, pubs ficam pela orla da Avenida Atlântica e lotammm! O movimento é grande e você pode observar também pelos belos e constantes carros e motos que desfilam na avenida (não dá nem para contar!).  É muita gente bonita, fazendo atividade física e curtindo a vida. Sem falar nos incríveis prédios que existem na avenida. Show!

5ºdia

Como iríamos viajar à tarde, só deu para curtir a manhã.  Bem cedo fomos até o Morro do Careca, uma área de encosta que engloba uma montanha que atinge 100m acima do nível do mar. A vista lá de cima é linda e em bons dias de vento a possibilidade de praticar vôo livre de parapente (o que não foi possível no nosso dia!). Em seguida, curtir a bela vista da viagem de volta a Florianópolis.

Morro do Careca

Morro do Careca

Deixou saudades!!!

Esse post foi publicado em Balneário Camboriú- SC e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

19 respostas para Balneário Camboriú -SC

  1. João Lucena disse:

    Muito bom o seu Blog, parabéns pelo trabalho!

  2. david disse:

    ótimo texto !

  3. Luana disse:

    Mari
    Suas postagens são shows, poxa deu muita vontade de conhecer e com essas dicas ainda mais.
    Bjsss

  4. Dieide disse:

    Fui em quase todos os lugares que vc conheceu adorei balneário de Camboriú.

  5. ELTON disse:

    BOA TARDE…PASSEI ESSE FERIADAO LÁ.
    GOSTO TAMBEM DE FLORIANOPOLIS.

    UMA DICA PRA VCS.

    SERRA DO RIO DO RASTRO..MAIS AO SUL DE FLORIANOPOLIS.

    SE GOSTAM DE BELAS PAISAGENS….PENSEM NO CASO….

  6. Eraldo Carvalho disse:

    Gostei muito da apresentação de vocês. Conduz que queiramos ir em todos esses lugares.
    Os destinos visitados, são realmente muito bonitos e na verdade, muito especiais. Mas vocês adicionaram e realçaram as sensações aos visitantes. Parabéns.
    Eraldo e Eloé Carvalho. Usuários de Balneário Camboriu- SC

    • Ricardo / Mariana disse:

      Valeu Eraldo. Fico feliz que tenham se sentido assim através dos textos. Amamos viajar e esperamos que todos possam desfrutar os maravilhosos mimos de cada lugar.
      Abs…

  7. Sergio Eduardo da Silva disse:

    Aqui é Sergio e Edna São Luis ma,gostei muito meus parabens,tenho muita vontade de conhecer e morar balneario camboriu .

  8. Dieide Faria disse:

    Olá, vou retornar novamente para Santa Catarina viajo dia 17/12/2015 irei fazer um cruzeiro pelo Sul catarinense irei conhecer Itajaí e Porto Belo.

  9. M doª Rosário Germano disse:

    Olá Mariana!! Amei suas dicas. Vamos para Floripa e com certeza iremos passar dois dias em Balneário de Camboriú.

  10. Adão disse:

    Olá Ricardo e Mariana, parabéns pelo excelente trabalho de descrever nossa cidade, realmente é algo interessante, quando estiverem aqui, faça contato conosco, um grande abraço. Fone 47 84564361

  11. charles disse:

    Conheço muito bem BC, já fui em todos os lugares que foram mencionados no texto, não tinha alguns dados que foram expostos, tais quais: comprimento do molhe da barra sul, altura do Cristo Luz, altura do morro do careca, etc., só um detalhe, a estrada do complexo unipraias, inicia-se defronte a praia de laranjeiras, não é preciso ir até o trevo à 3,5 km pela BR 101 e retornar. No mais tudo certo

    • Ricardo / Mariana disse:

      Oi Charles. Valeu a dica. Nós usamos o GPS e por isso orientamos esse trajeto, mas sua dica é muito importante para os visitantes. Adoramos Balneário. Abs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s