Continuando… Veneza!!!



10515325_10207426512523997_1574522048464669854_oTalvez tenhamos criado expectativas demais… Talvez a cidade estivesse cheia demais… Talvez tenhamos ficado pouco tempo demais… Talvez estivesse mais turística, capitalizada e comercial que esperávamos… O fato é que, nem de longe era a Veneza que imaginávamos…

Um local que é classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em nossa percepção, deveria ter leis mais sérias de preservação e, especialmente, limites de visitação.

IMG-20150712-WA0025

A questão econômica talvez tenha ofuscado um pouco a beleza do lugar. Pelo menos é o que achamos. São tantas lojas de alto nível em meio à cidade histórica  que quase não se vê os venezianos de fato. Sem falar, nos “troçentos” vendedores ambulantes em cada esquina.  E, para completar, como dissemos no primeiro post “Iniciação à Itália…” Não achamos nada de romântico!

O passeio de gôndola… Desculpem-me! Não nos pareceu charmoso… Pelo contrário, extremamente caro, até abusivo e visivelmente “turistado”!

DSCN0499

Mas, tentamos tirar o melhor de nossas vivências, portanto não deixe de ir a Veneza. Pois, além de tirar suas próprias percepções, suas ruelas, pontes, o mercado de frutas e os locais não turísticos são charmosíssimos. Perder-se é o melhor de Veneza e te permitirá sentar longe do burburinho e viver a delícia italiana, admirar a arquitetura fantástica e aquela água esverdeada e que não tem nada de malcheirosa, rodeando a cidade.

DSCN0489

DSCN0503

DSCN0543

DSCN0501

Mas, como dica, acredito que se você puder hospedar-se em Veneza, irá viver a beleza do lugar, especialmente quando o “furdunço” reduzir e as lojas estiverem fechadas. E aí, quem sabe, pegar um gondoleiro cantador no início da manhã ou à noite e realmente curtir!

DSCN0506

E, outra coisa, embora possa parecer loucura o que diremos agora, acreditamos que seja melhor ir no inverno ou na baixa estação (se é que existe baixa estação em Veneza). É que, com menos pessoas, pelo menos, você provavelmente verá cidade e seus detalhes, com toda admiração, tranquilidade e vinhos que a Itália merece!

FSCN0553

Mas, vamos lá… Nós ficamos hospedados no hotel Holiday Inn em Veneza Mestre e não em Veneza ilha. E é o que mais comumente é feito, especialmente pelas excursões, pois alegam ser mais barato.

Veneza Mestre fica na parte continental, mas não poderemos falar sobre ela, pois ficamos distante do centro. Aliás, não recomendamos o hotel, que além da péssima localização, apresentou quartos com muito mofo e comida sem muita variedade.

DSCN0256

Pela manhã, o ônibus nos levou até o porto para que pegássemos um dos transportes típicos do local, o vaporetto. A ilha de Veneza é dividida em seis regiões, chamadas de sestieris, são elas: Cannaregio, Castello, Dorsoduro, San Marco, San Poloe e Santa Croce.

IMG-20150712-WA0022

Antes de descermos em San Marco, que é o sestieris mais turístico, nos dirigimos a uma ilha anexa, chamada Murano que fica a apenas 1 km e é famosa pela produção dos cristais de Murano.

FSCN0361

Estivemos em uma Fornace: a Ferro e Lazzarini que também é uma indústria.  Já havíamos visto este tipo de atividade em Poços de Caldas, mas, é sempre maravilhoso ver estes artistas em atividade e com tanta agilidade e delicadeza. Lá, quem quiser pode comprar os cristais originais.

DSCN0318

DSCN0333

DSCN0348

De lá, nos dirigimos a Veneza. Descemos na Praça São Marcos e aqui encontramos alguns dos principais pontos turísticos da ilha:

DSCN0365

De cara, o Palácio Ducal que foi reconstruído no sec. XIV e XV e é um dos símbolos de Veneza, com as suas paredes de mármore rosa e branco e arcadas góticas. Foi residência oficial dos duques, sede do governo e prisão. A entrada do palácio é pela Scala D’oro. Veja a Sala Delle Mar, toda decorada por mapas, a Sala Dell Maggor Consiglio, com quadros de Tintoreto e Veronesse, e a Sala San Cristoforo, com afrescos de Tiziano. A ponte Del Sospiri conecta o palácio a antiga prisão.

Horário: 09-19hs

Valor: 17 euros

DSCN0381

IMG-20150712-WA0024

Ao lado, a Basílica de São Marco que tem entrada gratuita e fica aberta das 09h-17hs. A basílica foi inicialmente construída no século 9, para guardar o corpo de São Marcos. Seu estilo bizantino reflete a história de Veneza, que foi a primeira ligação entre o Ocidente e o Oriente. A fachada e o interior estão repletos de mosaicos. Dento dela existem alguns destaques que para visitar precisam ser pagos, são eles: o “Tesoro Della basílica”, onde estão presentes dados a basílica; o Pala Dóro, grande altar de ouro, decorado com pratas e pedras preciosas, atrás do altar principal. E o museu da basílica, onde você vai ver mais de perto os mosaicos de pedras que formam as cúpulas, os originais dos Cavalos de São Marcos (estátuas grandes de cavalo), além de apreciar a vista da cidade lá do alto. Estava com a fachada sendo revitalizada quando fomos e com uma fila gigantesca para entrar.

DSCN0410

E, em frente à Basílica, o Campanile ou campanário e de onde se obtem as melhores vistas do Grande Canal e as pontes da Accademia. Tem 99m de altura e também possui estilo bizantino oriental.

DSCN0401

O seu interior é revestido por pequenos mosaicos, pintados a ouro e cinco cúpulas, onde se destaca a cúpula da Criação.

Horário: 09-19hs

Valor: 08 euros

Após dar uma bela olhada nesta região central, e, infelizmente não ver os pombos tamanha era a quantidade de gente, como vocês podem ver nas fotos, seguimos em direção a Ponte Rialto.

DSCN0415

Há várias placas amarelas em Veneza indicando a Piazza São Marco, a Per Rialto e a Ferrovia.

DSCN0442

E daí em diante foi um grande passeio a pé, por seus becos, canais, ruelas, esquinas…

DSCN0441

Paramos para almoçar em uma Tratoria deliciosa que, infelizmente, não lembro o nome, já que perdi as informações contidas no meu celular. E, em seguida, fomos pegando nosso rumo e nos orientando pelas placas.

DSCN0439

A Ponte Del Rialto é a mais antiga da cidade e é uma das pontes mais fotografadas do mundo. Infelizmente também estava sendo restaurada e muito do seu espaço estava coberto.

DSCN0459

IMG-20150712-WA0034

Descendo pela Ponte, há o grande mercado de Rialto, primeiro com lojas, artigos de couro e depois com frutas. Do mercado de frutas, resolvemos nos perder em espaços não turísticos, onde aí sim, pudemos curtir a arquitetura e a beleza da ilha que contrasta com as águas.

DSCN0492

Na volta, paramos para fotografar a Ponte Del Sospiri que, conta a lenda, tem esse nome devido aos últimos suspiros dos prisioneiros condenados a morte. E curtimos um pouco a praça San Marcos novamente, admirando os orientais sentados em seus cafés caríssimos.

DSCN0375

Voltamos a Mestre de Vaporetto, mas, se quiser ficar mais tempo você pode pegar um trem que sai de (Santa Lucia) a 0h36 (2,90 euros) ou ônibus  (ATVO), linha 8ª (3,50). Lina N1 (a noite). Se for de ônibus, deve comprar os bilhetes nos tabacchi  (espécie de barzinho) e validá-los nas máquinas apropriadas.

IMG-20150712-WA0037

Para a época em que fomos, início do verão, a principal dica é: chapéu/boné, protetor solar, óculos, água e tênis nos pés. E, se der, um short. Como você pode ter observado nas fotos, cheguei de calça jeans para poder visitar a Basílica (onde não se entra de bermuda ou short. Embora eles deixem enrolar um lenço) e troquei assim que pude.

Estava um calor de matar!

FSCN0549

Enfim.. esta foi nossa impressão, rapidamente melhorada com a visita a Florença e que contaremos no próximo post…

Esse post foi publicado em Veneza e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Continuando… Veneza!!!

  1. Quequel disse:

    Você também tem um blog??? Adoro!!! Tenho um, abandonado… Depois vou ver suas dicas de viagem com calma. Fui a Veneza em Setembro de 2005 – 10 anos – e achei a mesma coisa que você. Fiquei só um dia, vindo de outra cidade, estava mal-humorada, e o que me lembro é cheia demais… mas voltarei um dia. Quem sabe acatando suas dicas.

    • Ricardo / Mariana disse:

      Oi Quequel, reativa esse blog! Sei que é trabalhoso, mas ao escrever e reler revisito os lugares… Amo! #porumasegundavenezamelhorada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s