Rio de Janeiro -RJ


Realmente as tantas músicas, melodias e poemas sobre o Rio de Janeiro não são à toa.  A cidade é sim… maravilhosa, linda, cheio de encantos mil, e tudo maissss

Estive no Rio, pela 1ª vez, agora entre os dias 04 e 11 de setembro de 2011, meio a trabalho e meio a lazer. E sendo dessa maneira, não tenho um roteiro a dizer, mas um relato e algumas dicas para compartilhar.

Estive com familiares e amigos nesse tempo e a frase mais repetida nesses dias, após é claro a cara de boba que a gente fica diante de tudo é  “…o Rio tem tudo”…. e é isso mesmo… tem praia, tem urbanismo, tem natureza, tem centro, tem cultura, tem história e modernidade, tem serra, frio e calor, saúde, balada, shopping, futebol, carnaval, boas e deliciosas comidas e muitas coisas para ver, curtir e amar.

Tudo bem que vão dizer que tem trânsito, congestionamento e violência. Mas, sinceramente, não tive problemas nesse sentido. Ou pelo menos não me incomodaram.

Chegamos ao aeroporto do galeão. Eu e minha mãe. Rapidinho pegamos o “frescão” (um ônibus azul da empresa Real Alvorada que você encontra logo na saída do desembarque do aeroporto e que vai para vários pontos do Rio-Linha2018 ou 2145). Por conta das malas, nosso destino foi o aeroporto Santos Dummont (7,50), para de lá pegar um táxi para a rua República do Peru (esquina com a Barata Ribeiro) duas quadras da Avenida Atlântica de Copacabana em direção ao Apa Hotel (diária por 200,00 reais no www.decolar.com/). Endereço Apa hotel: www.apahotel.com.br/. O taxi deu 25,00 reais.

O Apa é um hotel simples, mas excelente. Ótimo atendimento, bom café da manhã, ótimo quarto e excelente localização. Recomendo e com certeza, voltando ficarei lá.

 Assim que chegamos fomos direto ao Jardim Botânico. Embora tenha ônibus para lá e ele passe bem na lateral do hotel, queríamos ganhar tempo e nesse quesito vale à pena andar de taxi (já que não tem metrô para lá) e realmente o trânsito no Rio é intenso.

  O taxi deu 17,00 reais. Mas, se quiser ir de ônibus, pega-se a linha 125 –J. Botânico (Horto)- Central (Copacabana) -2,50. Ou metrô até a estação Botafogo e de lá metrô de superfície linha Botagofo-Gávea, sentido Gávea.

No Jardim Botânico a entrada é 6,00 reais e o resto… bem, “pernas”, tempo e contemplação. Vá de tênis, pois o lugar é é gigante. Além das lindas Aléias, tem jardim japonês, orquidário, bromeliário, cactário, jardim dos beija-flores, jardim mexicano, jardim bíblico, fontes, chafarizes, entre outras belezas. Passamos praticamente o dia todo lá.  Eu super amei.

Ao sair, seguimos andando na beirada do muro do Jóquei Club que fica em frente ao Jardim Botânico em direção a Lagoa Rodrigo de Freitas. É bem perto.  Passeamos apreciando o lindo dia sem nuvens que tivemos de presente e também toda a alegria dos cariocas que pedalavam, patinavam, andavam de skate, pedalinho, jardineira ou simplesmente passeavam com seus filhos, amigos, amantes e cães.

Acabei voltando outro dia Lagoa com mais calma para percorrê-la quase toda de bicicleta. Um passeio incrível. O aluguel de 1 hora custa 10,00 e vale muito à pena.

Enfim, mas voltando ao relato, após tomar uma bela água da côco, que tem o dobro do nosso preço nordestino (3,00), andamos até o Shopping Leblon (belíssimo e chiquérrimo) para comer e depois voltamos ao hotel.

À noite, nada melhor que passear pela linda Orla de Copacabana em direção à Ipanema. Como era Domingo várias pessoas vendem artesanato e lembrancinhas do Rio por toda extensão da Orla.

Como não tínhamos tanto tempo no Rio para curtir, no segundo dia compramos o passeio “Um dia no rio 1” da empresa – http://www.riodejaneironow.com/, que inclui – City Tour com Praias, Catedral, passeio pelo Maracanã, Sambódromo e Centro da Cidade (Teatro Municipal, Museu de Belas Artes, Lapa …). Pão de Açúcar com Morro da Urca e subida de bondinho, almoço em churrascaria e subida de van pelo Cosme Velho ao Corcovado ( Cristo Redentor ). Inclui transporte, guia, almoço e ingressos.   Compramos via internet no valor de R$ 140,00 por pessoa.

O passeio é maravilhoso e vale à pena pela tranquilidade de fazer tanta coisa em tão pouco tempo. Porém, temos que deixar registrado que a empresa atrasou 1h30min para nos pegar no hotel  e ao final do passeio, o guia saiu antes e o motorista ficou meio perdido para nos deixar, atrasando bastante o retorno. Contudo, foi a empresa que oferece esse passeio no valor mais em conta que encontrei.

OBS: Se você estiver com tempo dá para fazer todos os passeios sozinho. O Rio de Janeiro é uma cidade extremamente sinalizada. Preparada para receber turistas. Além disso, os transportes são ótimos. Os ônibus são tranquilos. O metrô ou metrôbus também são ótimos (mas, ainda não vão a todos os lugares). E, se estiver com mais gente ou com pressa, vá de taxi (dependendo da localização em que você ficar, não fica tão caro).

Mas, enfim… fora esse pequeno incidente, o passeio foi excelente. Começamos fazendo um passeio pela Orla (Copacabana, Leblon e Ipanema) com parada no Arpoador.

Fora do passeio, em outro momento, se você estiver passeando a pé pela Orla, não deixe de visitar o Forte de Copacabana. Se possível à tardinha para vero pôr do Sol de lá decima do forte. Entrada, 2,00 (estudante). E de tirar uma foto em frente ao Copacabana Palace.

Voltando ao passeio que fizemos, seguimos das praias, direto para o lindíssimo bairro da Urca para o passeio do bondinho, que é tudooooooo. Lá em cima visitamos o Cocuruto, os antigos bondinhos e apreciamos, por um bom tempo, toda a bela vista do Rio.

OBS: Não dentro do passeio, mas em outro momento já com as amigas do Congresso, voltei ao bairro da Urca. Dessa vez, fomos almoçar no Zozô http://zozorio.com.br/. Um restaurante de comida internacional “colado” a entrada do Bondinho. Uma comida maravilhosa, num lugar mais que agradável… nos fartamos pois o buffet é livre (60,00 reais).  De lá… fomos caminhando passear pela linda Praia do Flamengo e fazer a Trilha da Urca que também é tudoooooooooooooooooo.

Enfim, após o passeio de Bondinho, fomos até o Maracanã (pena que com a reforma da Copa não está tendo muita coisa o que ver. Só o museu. Assim, o passeio de 20,00 reais interno não compensa). De lá, Sambódromo. Achei o máximo pois temos uma visão bem diferente na TV. Paramos, tiramos fotos.

Após o almoço, conhecemos a Catedral Metropolitana  (uma das mais lindas que já vi aqui no Brasil), seguida dos Arcos da Lapa. Subimos pelo Bairro de Santa Teresa que é uma belezura mesmo e(deve, verdadeiramente ser visitado), mesmo agora sem o passeio de Bondinho, pois o bairro revela um outro Rio de Janeiro .

Após a bela subida. Entrada da Floresta da Tijuca em direção ao Corcovado.

Embora digam ser lindo, sugiro que subam o Corcovado de van mesmo. É que gente, a fila para o trem é gigantesca. E subir de van é uma aventura divertida…

De frente para o Cristo… o que dizer…é realmente incrível. Não é à toa que se tornou uma das sete maravilhas da modernidade. A vista de lá é impactante. O Rio de Janeiro é, sem dúvidas, um lugar abençoado de belezas. Ficamos ali extasiadas. Mais bonito que isso, só ele mesmo à noite, iluminado… ai ai… depois de curtir aquela imensidão toda… é só disputar um lugar para tirar a “clássica fotografia”.

OBS: Não compre absolutamente nenhum suvenir nesses pontos turísticos. É o dobro do preço que você encontra no centro ou na Orla de Copacabana à noite.

Bom, no outro dia resolvemos passear pelo Centro da Cidade, fazer um tour histórico e cultural e curtir umas comprinhas no Saara.

Saindo do Hotel seguimos em direção ao Metrô da Estação Cardeal Arcoverde (2 quadras do nosso hotel). Compramos os ticketes – 3,60. Pedimos um mapinha de metrô ao guardinha da guarita e seguimos até a  Estação Uruguaiana pois queríamos fazer as compras primeiro e essa é a melhor estação para  visitar o Saara. Saindo da Estação é só perguntar e todo mundo orientará.  O Saara não é uma 25 de março, mas me acabei na compra de sapatos e coisas de casa. Só não compramos mais porque não dava para carregar e depois ainda sair para passear. Lembrancinhas do Rio, você acha em algumas lojas e aí sim, super baratas.

Finalizada às compras fomos para a Confeitaria Colombo, dando uma passadinha pelo Lindo Convento Santo Antônio que está no caminho. A confeitaria é show!!! (tem uma no Forte de Copacabana, mas essa do centro é que merece a visita). Você vai pagar um preço salgado, mas cada centavo é recompensado pelo carinho, textura e sabor das delícias.

Para muitos a Confeitaria tá um pouco caída, mas pelo menos pra gente, ela ainda mantém o charme europeu. Confeitaria Colombo – Rua Gonçalves Dias 32 – centro

www.confeitariacolombo.com.br, esquina com a Rua do Ouvidor (de todas, a mais célebre na arquitetura das construções).

 Porém, atenção! As ruas do Centro hoje são apressadas e estão muito sujas devido a várias obras. Nada de ficar posando de turista olhando para a arquitetura local.

 Enfim, depois de revigorar as energias, seguimos em direção ao Largo da Carioca, passamos pelo Edifício Central (centro comercial excelente para quem quer fazer compras de eletrônicos)  e depois de atravessar o Largo da Carioca, fomos em direção à Praça Floriano Peixoto, a famosa Cinelândia, para encontrar o belíssimo Teatro Municipal que tem em seu entorno, a Biblioteca Nacional e o Museu de Belas Artes. Mas, para nossa tristeza, todos estavam fechados, uma vez que a “Cultura no Rio de Janeiro estava em greve” e todos  os estabelecimentos não abririam as portas (ME ARRASEI!).

De qualquer forma todos eles oferecem visitas guiadas. Vejam:

Foi uma pena, só deu para tirar uma foto de fora, passar pelo tradicional restaurante e choperia Amarelinho da Cinelândia e o Cine Odeon (último grande cinema construído da Cinelândia).

Estando no Centro é pertinho ir até à Catedral, os Arcos da Lapa e se o bondinho que vai para Santa Teresa já tiver voltado a funcionar, pegá-lo na Estação dos Bondes ( em um horário de pouco fluxo, tipo 09 horas ou 15 horas). Não fizemos nada disso, pois já havíamos visitado tudo e o Bondinho enfim… fechado, devido às mortes acontecidas uma semana antes da nossa viagem.

Voltamos pela Estação Carioca e chegamos ao hotel, prontas para descansar.

Dica: À noite, pertinho do hotel, existe uma galeteria com uma comidinha deliciosa e super em conta onde jantamos: ElPote Galeteria (República do Peru, 143) É só seguir do hotel em direção à praia que você passará na frente dele. Comemos um filé de peixe com alcaparras muito saboroso.

No outro dia, Mammi já tinha que voltar para João Pessoa e eu seguir para o Congresso. Entre os momentos do Congresso e os novos passeios, tenho que falar da noite Carioca.

Todos devem tirar um tempinho e conhecer o Rio Scenarium na Lapa (antigo antiquário com dois andares, onde  – entrada 40 reais. Rio 40º também na Lapa (casa de Carlinhos de Jesus, onde rola muito samba) e assistir a alguma peça de Teatro, se possível no shopping da Gavéa onde ficam várias salas.

Continua…

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Rio de Janeiro -RJ

  1. Meryeli disse:

    Mari, conheço o Rio e sei o quanto é maravilhoso! Ficamos realmente encantados com tamanha beleza!

  2. Carolina Brito disse:

    Irma… Morri de inveja!!! Q pena q eu n conheçi nada quando fui… :((((

  3. Rosinha disse:

    Mari, realmente vc me deixa sem palavras cada vez que leio o seu blog!!! Simplesmente fantástico e que bom que eu pude participar dele nem que fosse como uma simples “amiga do congresso” kkkkkk Foi muito bom estar com vc no Rio, sua companhia é maravilhosa!!!

    • Ricardo / Mariana disse:

      Roseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, deixe de drama que você sabe que és uma super amiga e mais ainda,super mega viajada…. Aguardo suas dicas aqui no blog. No mais,amei e sempre amo viajar com você.
      Rumo à Bonito -MS agora!!!!!

  4. Stephanie disse:

    Parabéns Mariana pelo Blog!
    Estava à procura de algumas informações sobre o Rio, pois vamos agora nas férias, e ao “jogar” no google, encontrei o seu Blog, que nos forneceu dicas bem importantes. Como da empresa Rio de Janeiro Now, pela qual gostariamos de ir para Buzios, Angra e Cabo Frio, e agora estamos com algumas dúvidas…hehe

    Mais uma vez, parabéns!

    • Ricardo / Mariana disse:

      Oi Stephanie, que bom que gostou. Ainda não tive tempo de finalizar o post do Rio. Mas, é realmente é tudo de bom. Depois nos conte sua visita a Buzios e Angra. Conheço amigos que foram e AMARAM!!! No mais,se puder visite Paraty. Tempos um post de lá. Lugar lindo!!!!

  5. Barbara disse:

    Amei o seu blog e as dicas são ótimas!!! Fui pela primeira vez ao rio no dia 12/01, e realmente a cidade é maravilhosaaaaa!!!!Amamos o passeio, porém infelizmente um dos dias foi totalmente perdido graças a essa empresa Rio de Janeiro Now – que realmente escolhemos por ser a mais “em conta”. O Passeio foi um fiasco!! O motorista nos pegou no hotel as 7:20, mas até pegar todos os outros turistas, sem contar que o motorista se perdeu várias vezes, entrou na contra mão e tals, acabamos saindo do Rio apenas umas 10hs. Já na estrada a figura passou a entrada de Búzios atrasando mais ainda a viagem (chegamos lá após a as 13:30). Quase chegando em Búzios fomos informados que a “Marinha” havia proibido todos os passeios de barco (se é que havia algum, rs). Nos devolveram apenas 20 reais, como se isso fosse pagar pelo dia perdido, e ficou por isso mesmo. Imagino que a empresa ofereça bons passeios, mas a minha experiência foi péssima e a atenção deles conosco foi a pior possível.
    Bom, apagando este dia da minha memória, os dias no Rio foram incríveis.
    Parabéns pelo Blog e desculpe o desabafo!

  6. sylvia disse:

    Boa noite Mariana, gostamos muito do blog, estamos procurando mais dicas da cidade maravilhosa, e também sobre a empresa que vocês contrataram serviço no Rio, vocês teriam como nos passar o contato direto, como um e-mail para que possamos nos comunicar?
    Att, Sylvia

    • Ricardo / Mariana disse:

      Oi Sylvia,

      Ainda não consegui finalizar o post do Rio de Janeiro com tanta correria. Mas, enfim fizemos o city tour pela empresa: http://www.riodejaneironow.com/ – telefone: 55 24 2237 9080
      Aproveitem bastante. O Rio é realmente maravilhoso!!! Como ainda não finalizei o posto (onde vou falar da noite carioca) recomendo: O Rio Scenarium e o Lapa 40 graus.
      beijos!
      Mariana

  7. José Marcos disse:

    Obrigado por elogiar a minha Cidade! As portas estão abertas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s