Natal – RN


Estivemos em nossa vizinha Natal nos dias 26 e 27 de março de 2011. A idéia era apresentar um pouco da cidade a Ricardo que ainda não conhecia e claro fazer os bons passeios em baixa estação. A minha primeira dica para quem quer vir para as capitais do Nordeste é vir em baixa estação (março a outubro). Primeiro por que o sol continuará forte como sempre e segundo porque os preços de hospedagem e dos passeios baixam consideravelmente (embora para mim, ainda estejam salgados). Bom, chegamos às 07 horas, e o sol já estava pegando fogo. Natal é uma bela cidade desde o momento que você chega, com um lindo monumento dos reis magos como pórtico de entrada (mais lindo ainda à noite, e mais ainda nos festejos natalinos). Além disso, é muito limpa, bem sinalizada e agradável de percorrer de carro, de ônibus, a pé ou de bicicleta. Porém é excessivamente quente. Com o boom da construção civil dos últimos anos, Natal tem belos e grandiosos prédios, hotéis, empresariais, mas, pouco verde. E, mesmo sendo de João Pessoa, capital ao lado… a gente sente a diferença.Ver post Portanto, muito, mas muito protetor acima de 30, chapéu, boné e óculos escuros.

Mas, mais que sol, Natal é exagerada em simpatia. A gente potiguar é alegre e hospitaleira e lhe ajudará no que for preciso.

Bom, fomos para ficar hospedados na praia de Ponta Negra, a praia urbana mais central e badalada de Natal, mas que reserva pousadas muito em conta e bem localizadas, como a Pousada Maria Bonita (http://www.mariabonita2.com.br – falem com a Ana ou a Tana para agendar), a diária ficou em 80,00 à vista para o casal com direito a café da manhã. Chegando, descemos a pé rapidinho para tirar a clássica foto no morro do careca (duna histórica de mais de 100 metros e maior símbolo da cidade). E voltamos, pois com a pousada mesmo agendamos nosso passeio de buggy.

Aliás, vir a Natal e não fazer o passeio de buggy não é ter vindo a Natal por completo. O Fabrício, nosso ilustre bugueiro (contato 55 + 84 8821-7222 ou fabriciobugueturismo@hotmail.com), nos pegou na pousada às 08h30min pontualmente e nos levou ao que todo turista deve fazer, um belo passeio pelo Litoral Norte (existe a opção litoral sul, mas essa vale a pena conhecer de carro mesmo). O passeio fica 170,00 para o casal + 9,00 para passar na balsa. E é pago à vista antes ou depois (parece caro, mas nos meses de alto verão, chega a custar 250,00).

Saindo de Ponta Negra de buggy você já poderá conhecer algumas coisas como a via litorânea (espaço onde se localizam os principais hotéis e resorts de Natal) e Forte dos Reis Magos. Pedindo ao Buggueiro você pode parar lá na ida ou na volta e dar um trocado a mais.  Seguindo o litoral norte serão muitas as praias que o buggy passará (Praia dos Artistas, e passando a Ponte Forte-Redinha,  Redinha, Santa Rita, Genipabu, Barra do Rio, Jacumã, Porto Mirim e Muriú).  Na praia da Redinha o buggy dá uma parada para conhecermos o Aquário de Natal ( www.aquarionatal.com.br).

A entrada é 12,00 (não tem meia – só se for criança). Vale a pena, o aquário tem cerca de 60 espécies, dentre elas: cavalos-marinhos, tartarugas, pingüins, tubarões (a gente até pode fazer um carinho nos tubarões–lixa), peixes de corais e um mini-zoológico com jibóias,  jacarés do papo amarelo, macaco prego, dentre outros).

Pra quem tem criança é imperdível, e pra quem não tem, como a gente, valeu muito a pena tocar no tubarão–lixa.De lá seguimos para o parque das Dunas (ao lado de Genipabu) e começa a montanha-russa de areia “com ou sem emoção”, porém, com emoção é bem melhor.  Durante o passeio são feitas várias paradas para fotos, visitas as lagoas (a mais legal é alagoa de Pirangui). Aconselho você a comer por aqui (embora pareça caro, será mais barato do que comer nos restaurantes em que o buggueiro irá levar, além disso, a água da lagoa é uma delícia, tem pedalinhos, caiaques e mesmo com muita gente, tranquilidade). Depois temos passeios de dromedários (18,00), passeios de esquibunda (6,00), aerobunda (8,00) e esqui-água (8,00).  Destes, para mim, só vale a pena o de esquibunda. Mas, a diversão mesmo é nas dunas, com descidas de 75 graus de tirar o fôlego.  Muito Show!  E paisagens incríveis. São muitos buggys  e jipes também (aliás não só nas Dunas, mas por toda Natal).  Ao final, parada para almoçarem Muriú e retorno pela beira da praia (uma delícia!). O passeio vai das 08h3omin às 15h30min.

Esquibunda

Além do passeio de buggy Natal oferece outros atrativos: como passeio de helicóptero, passeios de barco para as piscinas naturais de Pirangi do Norte, baladas noturnas, dentre elas, a da Taverna Pub Medieval. Museus e Mercados de Artesanato (Centro de Turismo e Shopping do Artesanato Potiguar).

Para comer, indico o Magai http://www.mangai.com.br/site/o-mangai/unidades/natal/, tanto para tomar café, almoçar ou jantar a comida nordestina, ou comer peixe, caranguejo, sururu e camarão, em qualquer lugar.

Mas, como o post é mais voltado para os passeios, aconselho vocês a fazerem o litoral sul de carro. Parar na Barreira do Inferno e seguir para conhecer as praias do Cotovelo, Pirangi do Sul (Não esqueça de parar e tirar uma foto no maior cajueiro do mundo – 8,00 a entrada- porém, da rua mesmo você o verá, avançando os espaços…) seguindo passará na belíssima praia de Búzios, Barra de Tabatinga (e aqui não deixe de parar no Mirante dos Golfinhos e de visitar a bela Lagoa do Arituba, com águas transparentes e sossego total), por fim, continue até Nísia Floresta, coma o melhor camarão do Rio Grande do Norte e siga para conhecer a Lagoa do Carcará.

Lagoa do Carcará

Embora você não encontre sinalização (já que os moradores vêm retirando para evitar a quantidade de turistas) não é difícil e vale à pena. Na rodovia de Nísia Floresta você avistará uma igrejinha dentro de uma fazenda, antes dela haverá um outdoor falando de uma Cachaça artesanal de alambique, é só seguir na estrada de terra uns 20 minutos, chegando a Comunidade de Timbó, todo mundo lhe dirá…. e depois..  é só curtir o sossego e o visual.

Esse post foi publicado em NATAL - Rio Grande do Norte e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para Natal – RN

  1. Marcos Guillen disse:

    Estive com minha familia no dia 27/05/13 na logos do carcará o acesso é difícil mas valeu a pena,é maravilhoso vamos voltar.

  2. Paulo Vitor disse:

    Olá, adoramos o seu Post, nos ajudou muito vamos em lua de mel em setembro.
    Minha noiva quer muito fazer um passeio de helicóptero, já varri a internet e não encotrei contato
    para o mesmo, se puder me ajudar agradeceria muito…

    Parabéns

    • Ricardo / Mariana disse:

      Oi Paulo Vitor, obrigada pela visita. E após a viagem nos contem as novidades.
      OBS: Não tenho informações de passeios de helicópteros, mas é comum os hotéis informarem. Entrem em contato com eles.
      Forte Abraço!

  3. Aline Silva disse:

    Natal é maravilho, fui lá duas vezes e pretendo ir muito mais!! Precisam conhecer meu Sergipe, temos muitas belezas também para mostrar!! #ficadica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s