Boppard- St. Goar – Alemanha (Cruzeiro no Rio Reno)


Em 14.12.14, nono dia da Eurotrip, deixamos Amsterdã, bem cedo, em direção à pequena cidade alemã de Boppard (3h30min de viagem de bus) que fica à beira do Rio Reno (Rhein, em alemão).

O caminho até lá é maravilhoso!  Vale a pena ficar acordado para poder observar típicas fazendas holandesas, campos de ovelhas, pequenas cidades incrustadas no meio de vales e… nessa época no ano, espaços nevados nos pinheiros e araucárias. A maioria dos meus companheiros de excursão dormia, uma pena! Perderam um belíssimo amanhecer!!!

            Chegamos a Boppard e, confesso, já fiquei com vontade de conhecer todas as pequenas cidades alemãs. Lugar super calmo, fofo, limpo, organizado e de total silêncio.

DSC09511

É claro que ainda era bem cedo… Talvez as pessoas ainda estivessem em suas casas… Mas, há poucos habitantes (15.000), algumas igrejas, praças e castelos medievais unidos a incrível paisagem do Rio Reno em sua beirada.

boppard_rhine_bte

Algumas pessoas dizem que os lugares mais lindos da Alemanha estão nestas cidades à beira do Rio Reno… E, tenho que admitir que as paisagens são realmente incríveis!!! Coisa de cinema, gente!!!

Não conhecermos a cidade, mas o blog: https://jbtravel.wordpress.com/2012/11/30/alemanha-boppard/, faz um ótimo relato por alguns pontos turísticos.

IMG_20141214_102944

Chegamos e embarcamos em um cruzeiro pelo Rio Reno que nos permitiu avistar algumas das cidades alemãs com suas arquiteturas inconfundíveis, vinhedos a perder de vista, a Rocha de Loreley e castelos medievais de antigos senhores feudais, como o inacreditável Castelo Gutenfels (na montanha), que está em ruínas, mas que pretendo voltar para visitar.

            Este passeio já estava incluso no pacote! A embarcação é fenomenal. Fizemos por esta empresa: http://www.loreley-linie.de/. De cara, já iniciamos os trabalhos gastronômicos alemães (comendo as típicas salsichas – DELICIOSAS!!!) e etílicos (cervejas e, principalmente, o vinho branco produzido aqui mesmo, nos vinhedos à beira do Reno).  Obs: você compra a garrafa e ganha um copinho… lindo!!! ( 3 euros).

        

Uma sobremesa maravilhosa também…

DSC09534

E nesse espírito, foi só apreciar as belas vistas em um passeio de cerca de 2 horas. Ficamos mais na parte embaixo (aquecida) por conta do frio, ou melhor, do vento frio. Mas, vale a pena enfrentá-lo lá em cima e acompanhar as belas vistas.

DSC09539

DSC09568

O Rio Reno possui 1233 km de extensão e é um dos principais rios da Europa. Nasce nos Alpes Suíços e banha seis países (Suíça, Liechtenstein, Áustria, Alemanha, França e Países Baixos), desaguando no Mar do Norte.

O que mais me chamou a atenção são as cidadezinhas em suas margens e os belos castelos nas montanhas…. Há vinhedos imensos também nas montanhas.

DSC09572

Uma das melhores vistas do Reno pode ser feita no rochedo de Loreley (130 metros de altura), próximo a nossa parada, a cidade de St. Goarshausen.  Este lugar está em sexto lugar na lista Top 100 das atrações a serem visitadas na Alemanha, no ranking preparado pelo Centro Alemão de Turismo em 2013.

O rochedo recebe esse nome por conta de uma famosa lenda da região. Diz-se que uma bela jovem ficava sentada num rochedo às margens do rio, penteando seus longos cabelos dourados enquanto entoava uma triste canção. Sua beleza encantava tanto os navegantes que eles se esqueciam dos rochedos e, hipnotizados por sua música e sua beleza, acabavam naufragando.

primeira

2673835709_05dd6d3735

Há uma estátua em pedra, nas margens do rochedo, em homenagem a lenda.

Genteeeeeeee, tudo de lindo!!! Parece que estamos em um filme!!! Inacreditável pensar nas pessoas que moram nessas vilas a beira deste rio… Dá a impressão que não faz parte do mundo capitalista e globalizado em que vivemos.

Desembarcamos na também fofíssima cidade de St. Goarshausen.  Pudemos dar uma pequena volta pelo centrinho, visitar a igreja principal, comprar suvenires, dar uma olhada nas casinhas da vila e então seguir até Frankfurt.

DSC09613

DSC09598DSC09607

Freilos!!!

Esse post foi publicado em Boppard- St. Goar e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s