Rally de Regularidade 2010 – PB


Oi pessoal,

No dia 16 de maio de 2010, participamos do Rally Universitário Fiat que veio pela 1ª vez aqui para João Pessoa. Embora não seja uma viagem, resolvemos “postar” como dica de diversão, já que o rally passa por várias cidades do Brasil e apenas um dos participantes tem que ser matriculado em um curso de ensino superior (se for uma dupla), ou dois, se houver um Zequinha (carona). Lembrando que esse curso universitário pode ser de graduação ou de pós (especialização, mestrado e doutorado).

O Rally da Fiat é um rally de regularidade, ou seja, é uma prova fora de estrada, onde o carro que mantiver a maior regularidade, mantendo a velocidade, especificada na planilha, durante o trajeto, passando pelos pontos de cronometragem, na sua hora ideal ganha a prova. Essa modalidade de Rally é derivada dos RAIDs de Jeep, e é uma idéia nacional, que hoje está sendo difundidas em outros paises.

O objetivo deste tipo de rally é percorrer um determinado trajeto desconhecido tentando se manter fiel a velocidade média estipulada pela planilha. Diferente da maioria das competições automobilísticas (onde vence quem chega primeiro), a avaliação da performance dos competidores é medida através dos PCs (postos de cronometragem), que ficam localizados em pontos do percurso e que são desconhecidos dos competidores. A diferença do tempo ideal e o tempo real da passagem de uma equipe por um PC geram o número de pontos perdidos em uma prova. Vence quem perder menos pontos ao longo do caminho. Por exemplo: se você passa 10 segundos atrasado do seu tempo ideal em um PC, perde 100 pontos. É dado um ponto para cada décimo de segundo. Caso você passe adiantado, a penalização é em dobro, ou seja, perde 200 pontos.

Todo carro que participa do rally de regularidade tem alem do piloto um navegador, que é o responsável por informar a velocidade, caminho e tempo ideal. Um pouco antes da largada todo navegador recebe uma planilha, que é onde está descrito o trajeto, velocidade e tempo. A largada acontece de 1 em 1 minuto ou de 30 em 30 segundos. Na largada o navegador dispara o cronômetro para usar junto com os tempos da planilha, e durante a prova vai “cantando” para o piloto ex: “velocidade  30 km/h em 500 metros vire a direita, estamos 5 segundos atrasados.” E para saber se está no tempo ideal o navegador precisa de no mínimo um cronômetro e uma calculadora.

A dificuldade para o piloto é manter o carro na velocidade estabelecida, o aumentando e diminuindo de velocidade para passar em lombadas, curvas fechadas e mudança de media na planilha. É uma prova que exige perícia, capacidade de cálculo e raciocínio, e um excelente entrosamento entre o piloto e o navegador.

A prova que participamos teve percurso de aproximadamente 140 Km e durou 4 horas.

É um programa diferente e divertido para casais e amigos.

Mesmo sendo da marca Fiat, qualquer carro pode participar, respeitando as regras do regulamento, e além da brincadeira, é possível se dar bem ganhando o prêmio de ir até a cidade da etapa final (belo Horinzonte) para concorrer a um carro Okm.

Mais informações: http://www.rallyuniversitariofiat.com.br/

Esse post foi publicado em Rally de Regularidade e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário