Excursão Europa – Surland


Oi pessoal, resolvi escrever um post explicando a compra que fizemos desta excursão, porque ao pesquisar informações em sites ou blogs sobre ela, foi muito difícil achar e tivemos muitas dúvidas. A ideia aqui será, relatar um pouco o que achamos e aí remetemos aos locais MARAVILHOSOS que visitamos.

Bom, fizemos a compra deste pacote com muita antecedência. Tanto que, quando viajamos, a viagem em si estava paga. E isso, foi maravilhoso pra gente. Portanto, fica como 1ª dica. Afinal, compramos os euros com tranquilidade, viajamos com tranquilidade. E, melhor, já voltamos (no maravilhoso jet lag “quero viajar de novo rapidamente”), com dinheiro livre para comprar a próxima.

Na www.aplhatourpb.com.br, com Goretti, aqui em João Pessoa, conhecemos os pacotes de viagem para Europa da http://www.surland.com/.  Confesso que sempre tive receio de excursões. Sensação de ficar aprisionado aos roteiros fechados e com grupos grandes que parece sinônimo de horários complicados. No entanto, como fomos em família, e  com roteiro local totalmente por terra (necessidade do meu pai, que não tem muita simpatia pelo avião), preferimos comprar um pacote e, tenho que admitir, mudei meu conceito sobre excursões. E, inclusive, faria novamente, mesmo que fosse sozinha.

Bom, a revista da Surland  que detalha os pacotes oferece diversas opções. Mas, tínhamos algumas exigências de locais e o que se aproximava mais do gosto de todos foi o Pacote de 11 dias (Paris, Londres, Amsertdã e Berlim). No entanto, compramos um dia a mais em Paris (na ida) e um dia a mais em Berlim (na volta), por fora. E, mesmo estas sendo as cidades principais, você visita Bruges (Bélgica), Frankfurt e Erfurt (Alemanha).

2ª Dica: Embora você tenha os roteiros já organizados, com o itinerário todo descrito, você pode fazer os ajustes que quiser, se planejando sozinho ou com o pessoal da agência. Exemplo: chegar antes ou sair depois, como fizemos, para aproveitar mais alguns lugares. Parar no meio, fazer outras cidades e encontrar com a excursão em outro local. Aéreos diferentes.  Enfim… várias pessoas no nosso grupo entravam e saiam em cada cidade. O grupo se renovava ou depois se reencontrava. O nosso roteiro mesmo fazia parte de um roteiro maior que tinha iniciado na Espanha e ia até a Itália (32 dias). E também se dividiu em dois grupos, ao chegar à Alemanha. Muito prático!

O itinerário descrito na revista foi rigorosamente seguido e com todos os horários cumpridos.  A única coisa que mudou foram os passeios opcionais. Às vezes, eles ofereciam outros e também, você fica na dependência de ter um número mínimo de pessoas para fazer. Assim, não dá para confiar nos opcionais. Melhor você fazer seu roteiro livre e, acaso deseje, no dia, você compra. Mas, tenho que elogiar o pessoal. Tudo muito organizado. 

Nosso Guia Ângelo e Pappi Guia excelente (Ângelo)! E que ficou com a gente do início ao fim. Falava “portunhol” e se mostrou muito atencioso. Mesmo tendo chegado antes, ele nos procurou no hotel para tirar dúvidas e como saímos depois, deixou o traslado organizado e o telefone para qualquer dúvida.

Pontos positivos:

1º) Pontualidade – Em todos os passeios, incluindo o traslado do aeroporto/hotel/aeroporto.

      Nota: tivemos apenas um problema com o ônibus em Frankfurt (queima da bateria, por curto circuito), mas que foi trocada em duas horas e o horário foi recompensando no passeio, não havendo atrasos.

2º) Receptividade –  Recebemos bolsinhas de brinde e, em cada cidade, mapas dos pontos turísticos.

3º) Organização – Em cada hotel são deixados cartazes esclarecendo tudo sobre o roteiro, viagem, guia, telefones, dicas, passeios. São feitas reuniões no início de cada cidade para esclarecimento e venda dos passeios opcionais.

4º) Guias e paradas – Os guias são educados, atenciosos e prestativos. As malas são bem organizadas. Os ônibus são limpos e novos. E os locais de parada para alimentação são bem selecionados.

5º) Qualidade dos hotéis  – Todos excelentes! Quatro estrelas. Com ótimos cafés da manhã. Destaque para Amsterdã e Frankfurt!!!

Pontos negativos:

1º) Ausência de banheiro – O ônibus dos traslados não possui banheiro. E, embora haja paradas de 02 em 02 horas, em locais excelentes, às vezes podem ocorrer emergências, como houve. E você fica em situação complicada.

2º) Excesso de bagagem – Embora o esclarecimento sobre as malas seja real (apenas uma média por pessoa + uma de mão, para os passeios no ônibus), várias pessoas não cumpriram isso. Tinha mala de todo tamanho e gente com até duas malas grandes, mais as de mão e não houve cobrança extra. Considero ponto negativo, pois isso era falado algumas vezes no ônibus, mas as devidas penalidades não foram realizadas. Detalhe: Nada contra quem tinha malas a mais. Mas, acredito que, senão há problema, então todos poderiam ter tido esse direito.

OBS 1: Localização dos hotéis – Não vou dizer que este foi um ponto totalmente negativo, pois isso nos foi dito desde o princípio e também, para todos os hotéis existiam estações de metrô próximas. Mas, não foi totalmente positivo, pois em Londres, a localização do hotel foi péssima.  Mas, mesmo sim, não tivemos problemas quanto a deslocamento. Porém, deixamos claro que, em nenhum deles podemos chegar a uma estação turística a pé. Fizemos uso de metrô, trem, ônibus e taxi. Porém, tudo foi extremamente tranquilo.

OBS2: Os tours panorâmicos são panorâmicos. É obvio! Mas, mesmo assim, tem gente que reclamou demais. Porém estava claro e descrito que haviam apenas duas ou três paradas. Assim, só vale a pena se você quiser ter uma rápida noção do lugar. Ou descer em uma das paradas para fazer o restante a pé.

            Enfim, recomendo a Surland e, como disse, voltaria a fazer esta excursão! Até para àqueles que não gostam de excursões. Afinal, você pode não fazer nenhum dos passeios já inclusos, e ficar livre, mas aproveitar os traslados. Afinal, viagem de muitos dias é cansativo e ainda, pegar a estrada pode exigir mais horário para descansar e poucas possibilidades de desfrutar das bebidas (risos). Embora eu não beba, não tem como não provar vinho francês, cerveja Belga e Alemã e vinhos quentes diversos naquele frio.  Enfim… achei muito legal!!!

Para finalizar…

Sobre os Vôos.

Compramos pela TAP. Ida e volta.  Os aviões estavam em excelente estado. Os horários foram rigorosamente cumpridos. A comida estava divina. O Vôo foi bem tranquilo e os vinhos portugueses do Alentejo, sensacionais.  E… aproveite o dutty free de Lisboa que foi o melhor de todos!!!

Esse post foi publicado em Excursão Europa - Surland e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s