São Miguel do Gostoso – RN

mapa1Sabe onde o vento faz a curva? Não? Pois esse lugar existe e tem nome… São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, município que fica ao Norte de Natal (108 Km de distância), bem na “esquina” do nosso Brasil.

Por conta dos ventos extremamente intensos, a cidade é considerada um dos melhores lugares do mundo para a prática de esportes com vela, a exemplo de kitesurfe e windsurfe. E mesmo com “gringos” por todos os lados, já que tem gente que vem do mundo todo para aproveitar a ventania, a cidade é um sossego só. Aliás, de barulho… Só o vento e o mar!!!

Passamos este último final de semana lá.

Pelo Booking, reservamos a Pousada Recanto da Praia, extremamente bem localizada, com quartos ótimos, clima “hiper” agradável e tranquilo, beira-mar e um atendimento maravilhoso. A Carmelita, dona da pousada, é uma simpatia!

A pousada fica na Praia da Xêpa, região central da cidade e praticamente paralela à rua principal (Chamada Praia da Xêpa), onde teremos os principais restaurantes.

Chegamos bem cedo, no sábado, deixamos as nossas coisas na recepção e, via pousada mesmo, fomos aproveitar a praia.

20151114_105032

A praia da Xêpa e todas as demais da cidade são extremamente tranquilas, com águas verdes e calmas. Exceto pela praia Ponta do Santo Cristo (que reúne os kitesurfistas e windsurfistas), as demais são praticamente desertas e você encontrará apenas alguns moradores locais e pescadores. Um verdadeiro sossego! Passeamos a pé, pela Praia do Cardeiro (que tem uma lagoa de água doce, mas, que estava quase vazia) e a do Maceió.

Mas, se você quiser pode alugar quadriciclos na rua principal para conhecer as praias (R$ 150,00, por uma hora), ou fazer passeios de buggy (R$350,00). Os passeios vão até Galinhos (cidade linda que já visitamos, confira o post aqui) ou para Punaú e Maracajaú (também lindas e que já conhecemos, ver post aqui).

Assim, como já conhecíamos as praias e a ideia era descanso, ficamos por São Miguel mesmo.

Almoçamos no centro da cidade em um restaurante chamado Macambira (bromélia típica da região sertaneja). Seu Isaias, dono do estabelecimento e natural de São Miguel do Gostoso, foi quem nos recebeu, quem cozinhou e quem veio conferir depois se estávamos satisfeitos.

20151114_124519

A pedida… Peixe grelhado (robalo ou badejo) com abacaxi e gengibre, acompanhado de arroz e bolinho de macaxeira. R$ 65,00 para duas pessoas. Uma delícia!!!

De volta para pousada…. Um convite ao sossego! Redes por todos os lados e espreguiçadeiras embaixo de chalés que, somados ao vento, nos levaram ao sono da bela adormecida. kkkkkkkkkkkkk

Por volta das 16h30min, pegamos o carro para assistir o famoso Pôr do Sol na praia de Tourinhos que fica a 8 km do centro, por meio de uma estrada de terra batida.

photostudio_1447721800627

FSCN1782

A praia é a mais bonita da região, com uma grande faixa de terra, águas calmas e algumas formações rochosas. A ideia é subir nessas formações rochosas e avistar o Pôr de Sol de lá. Realmente lindo!!! Além disso, vindo bem cedo, há pouquíssimo movimento e, na maré baixa torna-se excelente para prática de Stand Up Pedal.

De volta a São Miguel, hora de jantar… E as opções são muitas. A culinária é realmente forte e bem gourmet!

2015-11-16_21.49.36

A rua paralela à pousada (Praia da Xêpa) possui alguns dos principais restaurantes da região. O jardim do Seridó (é beira-mar e famoso pela comida mexicana e moquecas), o Quintal da Pizza (“super” aconchegante), o Nifu-Nifá (steak house e carnes grelhadas… Também super lindo!) e o Gênesis, que escolhemos e  já já falamos.

Mais distante um pouco, próximo ao museu Casa de Taipa, há o Hibiscus (cozinha baiana e regional. Que só abre à noite). E a Madame Chita (creperia charmosa, na praia do Maceió).

Por orientação da Carmelita, fomos ao Genesis Resto Bar e me apaixonei pelo lugar. Sem brincadeira… Um dos melhores lugares que já estive.

aviary_1447631803341

“Super” lindo, aconchegante, delicado, fofo, cheio de detalhes que te enchem os olhos e com um cardápio excelente.

aviary_1447631855346

Deu vontade de pedir tudo, por completo. E tirar trocentas mil fotos de cada detalhe… do muro (externo e interno), das mensagens espalhadas pelo lugar, da louça, da mesas, das velas, das luminárias…. “Mega” recomendo!!! https://www.facebook.com/Genesis-Resto-Bar-331907586919836/ Há também, cervejas especiais, vinhos… Ao som de jazz… Ai, Ai, Ai….

20151114_183921

20151114_191354

IMG-20151114-WA0007

Para quem quiser ficar até tarde, umas ruas paralelas à frente, há o Espaço Mix. Mas, neste período que estávamos lá, acontecia a III Mostra de São Miguel do Gostoso que ocorre anualmente no mês de novembro. http://mostradecinemadegostoso.com.br/2015/ e oferta sessões ao ar lrive, na Praia do Maceió, para a população.

No outro dia, foi só… Curtir a praia e o sossego!!!

aviary_1447720179784

Para almoçar, desta vez, fomos até a Pousada Só Alegria, ao lado do Espaço Mix, onde fica o recomendadíssimo Malagueta. A Pousada é uma delíciaaaaaaaa…

Vale a visita! Incrivelmente linda. Possui um belo mirante que rende ótimas fotos, a fofura do “Joy” nos recepcionando… e a comida… Incrível!!!

aviary_1447720325437

20151115_123214

Um show!!!!

Esse post foi publicado em São Miguel do Gostoso - RN, Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.