Estrada Real – MG


Reservamos um Post para a estrada real, porque a nossa principal dica relacionada a Minas Gerais é: FAÇA-A!!! Pois, embora as cidades históricas sejam incríveis, a estrada real também é fabulosa e merece ser apreciada.

O termo Estrada Real se refere aos caminhos trilhados pelos colonizadores desde a descoberta do ouro em Minas Gerais até o período de sua exaustão. Um passeio nessa estrada é um retorno a história.

São muitos os trechos que podem ser percorridos na Estrada Real e cada roteiro esconde tesouros históricos, culturais e de belezas naturais.  A Estrada Real é dividida em três rotas: Caminho velho, Caminho Novo e Rota dos Diamantes.

Fizemos o Caminho Velho e um Pouco da Rota dos Diamantes, vindo de São Paulo para Minas. É onde encontramos as cidades mais conhecidas: São Tomé das Letras, Carrancas, Tiradentes, São João Del Rei, Congonhas, Ouro Preto, Mariana e Diamantina (as que fizemos turismo).

A Estrada Real antes era um lugar que o ouro habitava, hoje é uma mina de ouro para o turismo. Tem atrações para o ecoturista, para os interessados em história, para amantes de cavalgadas e caminhadas.

O ideal é ir devagarzinho, aproveitando a beleza da estrada, das paisagens, serração, plantações, parar em algum boteco e conversar com os tropeiros. Depois seguir viagem, entrar nas cidadezinhas não muito conhecidas, em suas lojinhas de artesanato e nas Igrejas e coretos das praças centrais (que todas tem) e que são lindas!!!

E os casarões espalhados por todos os lugares….

Ficamos 3 dias pela estrada. Dormimos em cidades pouco conhecidas, mas próximas as famosas. Assim economizamos na hospedagem. Acordávamos bem cedo e íamos dormir tarde, assim aproveitamos ao máximo. As estradas, em geral estavam boas, mas chovia muito na época, então dirigimos com muita cautela e em muitas situações fizemos rotas mais distantes (com condições melhor de estrada) para evitar pegar trechos extremamente esburacados ou que só passavam carros 4×4.

Esse post foi publicado em Estrada Real. Bookmark o link permanente.

10 respostas para Estrada Real – MG

  1. Ruy Haringer disse:

    Sou do Rio de Janeiro e gostaria de fazer este passeio até Ouro Preto pela Estrada Real. Gostaria de saber se existe algum roteiro? Com mapa e dica de pousadas e a onde eu posso encontrar.

  2. Batista disse:

    Me mande a rota da estrada real detalhada pretedndo faze la de moto tem jeito?

  3. Simone Medeiros disse:

    No site oficial http://www.estradareal.org.br, em roteiros planilhados, há dicas e instruções para fazer o caminho a pé, de bicicleta, moto, carro…

  4. BRUNO disse:

    AI PESSOAL, VOU DAR UMA DICA QUE É RARA POR ISSO NAO PASSEM A MUITAS PESSOAS. sAIA UM POUCO DA ESTRADA REAL E DE UMA ESTICADA ATÉ CARRANCAS. O LUGAR É FABULOSO QUALQUER DÚVIDA PESQUISE NO GOOGLE.

  5. paulo disse:

    gostaria de informações sobre condições das estradas pelo caminho velho paulogontijoml@hotmail.com

    • mariekika disse:

      Oi Paulo, na época que viajamos, Minas estava sofrendo muito com as chuvas. Pegamos vários pontos com desabamentos ou alagados. Em algumas cidades o trajeto era impossível (os próprios moradores orientavam para não ir). Em outros pontos da estrada tivemos que percorrer caminhos alternativos ou bem mais longos para alcançar o destino (por segurança mesmo).
      Não sei lhe dizer como está hoje. O que posso lhe dizer é que só dá para estar na estrada de dia, pois há pouco movimento e a sinalização não é boa (principalmente nas cidades menos conhecidas) e com muita cautela, porque tem muitos buracos. Contudo, estávamos com um carrinho 1.0 e só estouramos o pneu uma vez, nas proximidades de Mariana.
      Mesmo com todas as dificuldades, vale muito a pena. A estrada é incrível!!!

  6. Priscila disse:

    Boa tarde, vou fazer o caminha da estrada real de bike dia 26 de dezembro de 2011, com 4 amigos, gostaria de dicas, o que precisa realmente levar , temperatura do caminho

  7. mariekika disse:

    Olá Priscila,
    Que viagem legal que vocês vão fazer!Puxa de bike, vai ser show de bola, sem dúvida!
    Enfim, primeiramente, mesmo sendo verão na época da viagem de vocês, o clima é ameno. Como nessa época chove muito em Minas e em todo Sudeste, pelo mesmo fenômeno que estamos vendo hoje na TV, pegamos pouco sol e sim, muitos dias nublados e chuva. Aliás, acho interessante vocês fazerem uma análise climática alguns dias antes da viagem, pois percorremos trechos difíceis, muitas regiões impossibilitadas de passar carro. Sei que de bike é bem diferente, mas tem deslizamento e no nosso caso, muita água em alguns trechos.
    Em relação ao que levar não sei bem como te orientar nesse sentido, pois não sei que tipo de viagem vocês querem fazer. Como dica, te digo que existem muitas cidades e vilarejos em toda estrada real, além das mais conhecidas. Quando paramos para dormir, optamos por cidades menos conhecidas, mas também muito fofas, como tudo em Minas. Almoçávamos em locais bem típicos, mas para tomar café e jantar comprávamos coisas nos mercados da região. Assim, saí mais barato. Como fizemos uma viagem longa, levamos pouca coisa e mais vontade de ir curtindo os lugares e a paisagem.
    Fizemos uma parte do circuito velho e uma parte do circuito novo. Mas, o mais bonito, sem dúvida, é o circuito velho e as cidades de São Thomé das Letras, São João Del Rei, Congonhas e Tiradentes. Caxambu e São Lourenço são estâncias hidrominerais. As outras só passamos.
    Espero ter ajudado!
    Beijão e boa viagem!
    Mariana

  8. Antonio Sá disse:

    Estou planejando fazer a rota da estrada real, saindo do Rio de Janeiro. Gostaria de conhecer alguem que já o tenha feito de carro, quais as dicas (melhor época, pousadas, cidades referência etc), para isso, comprei um 4×4, e gostaria de iniciar meu batismo com esta viagem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s