TIRADENTES (MG)


A cidade de Tiradentes, fundada por volta de 1702, apresenta um dos conjuntos arquitetônicos mais preservados entre as cidades históricas brasileiras, além de possuir várias opções de passeio. DE TODAS AS CIDADES MINEIRAS QUE VISITAMOS, É A MAIS LINDA, ORGANIZADA E ACONCHEGANTE. QUE NOS DESCULPE OURO PRETO, MAS SE VOLTARMOS, VIREMOS PARA CÁ.

Chegando até o centro, você pode escolher uma das charretes e fazer todo o passeio com guia turístico por 40,00 reais. Na charrete, conhecemos o Museu Padre Toledo (que no século XIX hospedou D. Pedro I e D. Pedro II), Museu de Arte Sacra (antiga cadeia da cidade), a estátua de Tiradentes, o Chafariz Colonial (construído pelos escravos, trazendo fontes de água), a Matriz de Santo Antônio (fachada construída por Aleijadinho). o relógio do Sol, a Igreja do Rosário dos Pretos (lindíssima!), assim como a São Francisco de Paula


Ao final, fizemos um passeio pelos ateliês, lojas de móveis rústicos, artesanato, antiquários, chocolaterias, facas artesanais, doces, muitos docesssss, entre tantas outras coisas.

Pelo calendário, Tiradentes tem outras atrações: em setembro (Feira Mineira de Artesanato), Janeiro (Mostra de Cinema Brasileiro), entre fevereiro e março, o carnaval (famoso pelos blocos caricatos, como “as domésticas”), e em abril (Semana da Arte e Inconfidência).

Dica: faça o passeio de Maria Fumaça entre São João del Rei e Tiradentes, encanto que começa no embarque ou desembarque na pequena estação construída em 1881. A estação possui o mesmo estilo das estações mineiras edificadas no final do século XVIII e princípio do XIX. Em frente à estação, está a rotunda, “mecanismo pelo qual a locomotiva inverte sua posição na linha férrea e, com uma curta manobra, engata-se novamente aos vagões para regressar a São João del Rei. Embora os maquinistas efetuem essa manobra de rotina logo após a chegada, muitos turistas deixam de apreciá-la por falta de informação” (Américo Pellegrini Filho). E se o tempo estiver favorável, visite Bichinho, uma cidadizinha próxima e que é uma graça.

Esse post foi publicado em Tiradentes - MG. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s