Mariana – MG


Mariana, chamada de “berço da civilização mineira”, foi a 1ª capital, a 1º vila, a 1ª sede de bispado  e a 1ª cidade de Minas Gerais. Hoje, é guardiã de uma importante parte do patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais. Nada melhor do que andar por suas ruas para descobrir o discreto charme desta cidade setecentista através de seus casarões, cada um mais bonito que o outro. A casa do Barão do Pontal, por exemplo, encanta a todo visitante com suas belas sacadas em pedra sabão. A Catedral da Sé e a Igreja de São Francisco de Assis guardam primorosos trabalhos da arte colonial mineira.

Como passeios, faça o de Maria Fumaça até Ouro Preto, apreciando montanhas, cânions, rios e cachoeiras (30,00 por pessoa). E não deixe de visitar a Mina da Passagem, desativada desde 1985 devido à escassez de ouro.A visita começa com uma descida de 180 metros de profundidade é um trole sobre trilhos e lá de baixo verá cavidades de onde o ouro foi extraído e um lago de água cristalina formado pelo lençol freático (24,00 por pessoa).

Como um local que ainda mantém grande tradição religiosa, algumas manifestações são marcantes e de suma importância para a comunidade: procissões, novenas, festas dos padroeiros, Semana Santa, Festa do Divino, Corpus Christi e Adoração do Santíssimo. Entre outras manifestações culturais típicas, Mariana mantém o Zé-Pereira da chácara e o Boi-da-manta, Congado, Malhação de Judas, Pastorinhas e Folia de Reis.

Os produtos caseiros são reconhecidos pela qualidade e podem ser encontrados nos diversos distritos e povoados, como doces, queijos, açucares, milho, quitandas e artesanato. Os destaques na produção variam conforme o lugar:

Monsenhor Horta: cachaça.
Camargos: sabão de coadra, doces, licores e artesantos.
Furquim: goiabada, cachaça e artesanato em madeira, como gamelas, colheres de pau e pilões.
Águas Claras: queijo e cachaça.
Cachoeira do Brumado: arte, artesanato e cachaça.
Bandeirantes: mel, leite e artesanato.
Padre Viegas: tapetes de pita, bordados, crochês, taquara, esculturas em cedro e pinho. (Secretaria Municipal de Mariana)

Enfim, se o roteiro é cultural, Mariana é ótima referência.

Esse post foi publicado em Mariana - MG. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s