SALVADOR (BA)


Não foi à toa que o Brasil foi descoberto na Bahia. Suas estradas, sua gente, os lugares paradisíacos, tudo parece ser fantástico. Existem locais para todos os gostos, preços e épocas e, tudo, tudo mesmo, é realmente LINDO DE VIVER!

Salvador, então, é realmente tudo que dizem. Um lugar mágico, onde a energia, as pessoas, os lugares, os sabores, as cores são especiais. Independente de seus pontos turísticos (realmente fantásticos), e do carnaval mundialmente consagrado, a cidade, por si só, é impressionante, grandiosa. E parece estar crescendo ainda mais para todos os lados em que se olha. São inúmeras as construções de shoppings, casas de espetáculos, estradas, pontes, entre tantas outras coisas. Ruas imensas de grande metrópole, excelente sinalização e monumentos de tirar o fôlego… não vamos negar que enfrentamos alguns congestionamentos, mas nada que tire a alegria de estar na Bahia.

Podemos dizer, sem medo que do momento que entramos, até o momento que saímos, ficamos boquiabertos.

Iniciamos a peregrinação pelo Pelourinho. Aliás, ninguém pode ir embora da cidade sem conhecê-lo. E embora alguns locais informem que ele está meio caído e que há uma imensa dificuldade de estacionar. Nós, em pleno final de dezembro (alta estação) discordamos. Foi fácil chegar até o pelourinho e estacionar a 5,00 em um dos grandes estacionamentos próprios de suas ladeiras.

Passeamos da maneira mais tranqüila possível por suas incríveis ladeiras e igrejas. O convento de São Francisco, aliás, merece a visita (valor de 3,00 reais estudante). Coberta com quase 800 quilos de ouro, a igreja impressiona. Porém sair dela também impressiona, você estará no Largo Cruzeiro de São Francisco, avistando várias baianas a caráter, rodas de capoeiras e “trocentas” lojinhas de artigos baianos e restaurantes de comidas típicas.

CONSELHO: almoce no pelourinho e almoce Bahia. O prato pode até ser caro, como o nosso de 65,00 reais, mas vale a pena experimentar um autêntico vatapá e outras preciosidades como o xinxim do galinha, o acarajé, o caruru. Todos acompanhados com um maravilho molho de pimenta. Hummmmmmmmmmmm!

Passeando pelo pelourinho é possível você adentrar em locais de ensaio do Olodum, após visitar e curtir o batuque vá até o Elevador Lacerda (Magnífico!), desça até a cidade baixa (0,05 por pessoa) e visite o Mercado Modelo.

Dica: Fique atento aos ambulantes e guias turísticos do pelourinho até o mercado. São extremamente insistentes.

Não deixe de dar um passeio pela orla, indo de Itapuã até o Farol da Barra (aliás, aqui, vá para ver o pôr do sol e visitar o museu), mas não há necessidade de tomar banho. Faça o passeio à tarde, já que as águas não são muito receptivas. Visite a praça da Sé e finalize o passeio na cidade Alta, visitando a Igreja do Bonfim. Ao ganhar a fitinha, não se esqueça de reservar um dos pedidos, para voltar à Bahia.

Dúvidas visitem o site: http://www.emtursa.ba.gov.br/

Esse post foi publicado em Salvador -BA. Bookmark o link permanente.

6 respostas para SALVADOR (BA)

  1. ismael albuquerque de sousa disse:

    muito lindo queria conhecer

  2. synaya disse:

    oie queridos entaum achei o blog d vcs pois dia 20-03-2010 eu e meu noivo estaremos ai em salvador conhecendo essa terra linda e abençoada por todos os deuses hehehe depois conto aki como foi ok bjus . synaya lambert

  3. Monin disse:

    oi saludos desde asuncion paraguay….muito legal o blog de voces…uno de meus sonhos e visitar bahia…nao si regrese pra meu pais depois de tanta magia que tem bahia…e un riesgo jejje…muito bom leer coisas sobre na bahia y saber as recomendaciones de quem ja visito…un abrazo

  4. flaviane queiroz disse:

    muito lindo salvador

  5. Suelen disse:

    Qt gastaram e como fizeram de São Paulo para Salvador/Bahia….quero muito viajar de carro e não sei se realmente valerá a pena.
    Já foram??

    • Ricardo / Mariana disse:

      Oi Suelen,

      Fizemos o caminho inverso – Bahia-São Paulo (veja no post viagem de carro pelo Brasil). Esse trecho é o que possui mais pedágios, porém, vale muito a pena ir de carro. A Bahia tem praias lindas, principalmente as do Sul, antes de Salvador. Assim, poderá conhecer todas elas antes de chegar na Capital. Se você ficar em hospedagens na estrada,sai mais em conta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s